INICIO

MELHOR MANEIRA DE GANHAR DINHEIRO ONLINE, FAÇA COMO EU, NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

domingo, 13 de julho de 2008

RODA DO ANO

Uma das primeiras observações de nossos ancestrais foi a passagem dos ciclos naturais, as mudanças das estações que, inegavelmente estavam ligadas à sobrevivência dos clãs. Com a observação das alterações naturais, dos ciclos lunares e posteriormente das épocas de plantio e colheita, surgiu na mente dos povos antigos a idéia de comemorar essas mudanças no sentido de preservá-las e garantir a sua continuidade.Não podemos nos esquecer que tanto a Natureza quanto o Homem estão intimamente ligados e que para o paganismo não existe separação entre eles. Celebrar os ciclos naturais não era apenas um modo de mostrar gratidão pelas dádivas recebidas, mas um modo de, magicamente, fazer e assegurar com que o poder dos Deuses continuasse fluindo por sobre o mundo. Na nossa visão pagã, o rito assegura a continuação do processo natural, o que é totalmente diferente do pensamento religioso ocidental judaico-cristão, no qual o Homem é impotente diante das forças naturais e divinas.Esses ritos de passagem e transição são marcados na Wicca pela Roda do Ano, os oitos festivais sazonais, divididos em Sabás Maiores e Sabás Menores. Os Sabás Maiores comemoram a passagem do ano celta e são mais recentes. Os Sabás Menores comemoram os solstícios e equinócios e remontam a épocas muito recuadas no tempo.Todo o mito da Roda do Ano está focalizado nas figuras da Deusa e do deus, que representam a essência do ciclo da Natureza. A Deusa é a própria Terra, mãe de todas as dádivas naturais. O Deus é aManifestação do Sol que fecunda a Terra.Quando falamos de Roda do Ano, nos vêm à mente uns perenes movimentos cíclicos de nascimento, crescimentos, morte e renascimento. Em outras palavras, crescimento e declínio, seguido de novo crescimento.Para compreendermos as marés cíclicas do ano, comecemos a observar a Roda a partir da época de crescimento. Assim, os oitos sabás são: Yule, Imbolc, Ostara, Beltaine, Litha, Lammas, Mabon e Samhain.
Yule comemora a noite mais longa do ano e é um Sabá de renascimento.Acontecem no Solstício de Inverno, o auge do inverno e conseqüentemente o início do período de crescimento. É em Yule que a Deusa dá nascimento ao Deus, o início do ciclo vital onde a terra começa a sair da longa noite de recolhimento invernal. A Deusa torna-se novamente uma criança junto com o Deus. Ela perde a característica da Mãe e assume a fragilidade tenra de tudo o que é novo.Em Imbolc, o Sol finalmente se mostra e os primeiros raios de Sol mal começam a aquecer a terra. No hemisfério norte, o gelo começa a derreter, descobrindo a terra após um longo período de desolação.Em seguida aproxima-se a primavera (Ostara) e o Sol torna-se mais forte, sendo visto por mais tempo no céu. Surgem as novas flores e a fertilidade da terra torna-se visível. A Deusa e o Deus são adolescentes, e seu impulso sexual trará a paixão, o amor e a continuação da natureza. Época do plantio e de cultivar os campos.A Roda gira e quando o verão se aproxima (Beltaine), as sementes estão germinando. A Deusa e o Deus estão prontos para se unirem e seu casamento é consumado.Em Litha, no auge do verão, tanto o Deus quanto a Deusa estão na plenitude da sua força. A Deusa guarda no seu ventre a criança divina, preparando-se para tornar-se mãe.O ocaso se segue ao apogeu. O outono se aproxima e em Lammas as primeiras colheitas são realizadas. Os dias tornam-se mais curtos e com as colheitas os frutos do ventre da Deusa são distribuídos. O Deus torna-se aos poucos cada vez mais velho, e à medida que sua sabedoria cresce seu vigor decresce.Em Mabon o outono chega por fim, prenúncio do inverno e das derradeiras colheitas. O calor do Sol diminui e os frutos da sobrevivência serão armazenados para a longa noite. À medida que a escuridão aumenta, a criança no ventre da Deusa é o próprio Deus, que ali cresce enquanto sua força diminui sobre o mundo. Esse é o grande mistério na Wicca, que assegura a manutenção do eterno ciclo de Vida, Morte e Renascimento.Samhain abre as portas para o inverno e a Deusa, cada vez mais fraca, recolhe-se para dar à luz a Criança da Promessa. O Deus morre e as trevas caem por sobre o mundo. Assim, da mais profunda escuridão nascerá à nova luz que trará um novo recomeço.Yule retorna e a Deusa dá à luz ao Deus, aquele que futuramente será seu consorte e que novamente engendrará a si próprio.
Este é o grande Mistério iniciático na Wicca.

Festa de Fevereiro *
Após a abertura usual, todos são duplamente purificados (oitenta golpes).
Danças em torno do lado externo do círculo, a Alta Sacerdotisa segurando a espada no alto, bastão Fálico na mão esquerda.
Entrar no círculo.
O Mago assume a posição do Deus.
A Alta Sacerdotisa dá o Beijo Quíntuplo, e faz a invocação:
“Terrível Senhor da morte e da ressurreição, da vida e doador da vida, Senhor dentro de todos nós, cujo nome é Mistério dos Mistérios, encoraje os nossos corações. Deixe a Luz cristalizar-se em nosso sangue, consumando em nós a ressurreição, porque não existe nenhuma parte de nós que não pertença aos deuses. Desce, nós te rogamos, sobre este teu servo e Sacerdote (nome).”
Todos devem ser purificados em sacrifício diante dele então purifica a Alta Sacerdotisa com suas próprias mãos, e aos outros se ele desejar.
Pães e vinho.
Grande Rito se possível, simbólico ou real.
Jogos e danças que as pessoas quiserem.
Despedidas (dos Guardiões, fechamento do círculo mágico, as pessoas permanecem para) festas e danças.
• Imbolc é comemorado em 2 de agosto no hemisfério sul.

Equinócio de Primavera. *
O símbolo da roda deverá estar colocado sobre o altar, verticalmente, adornado com flores. A Alta Sacerdotisa ilumina o caldeirão, dizendo:
“Nós acendemos este fogo neste dia !Na presença dos poderosos. Sem malícia, sem ciúmes, sem inveja. Sem medo de nada sob o sol, o Grande Deus.Nós te invocamos: Ó luz da vida, seja como uma chama brilhante diante de nós. Seja como uma estrela guia sobre nós. Seja um caminho suave sob nós.Acenda o fogo dentro dos nossos corações. Uma chama de amor para nossos vizinhos, para nossos inimigos, para nossos amigos, para todos os nossos conhecidos, para todos os homens sobre esta imensa Terra.Misericordioso filho de Cerridwen, do mais humilde ser que vive, ao nome que é maior que tudo”.
A Alta Sacerdotisa desenha o pantáculo sobre o Mago com o bastão, beija-o e entrega a ele o bastão. Ele faz do mesmo modo. Eles lideram a dança em volta do Círculo, todos os casais pulam o fogo aceso. O último casal, se o fogo estiver apagado, deverá ser purificado três vezes, cada um dando o Beijo Quíntuplo em todos do sexo oposto.
Pães e vinho.
Se as pessoas desejarem, a Dança do Caldeirão pode ser feita outra vez, várias vezes, ou então outros jogos podem ser jogados.
• Ostara, 22 de setembro no hemisfério sul.

Festa de Maio. *
Se possível, cavalgar bastões, vassouras, etc. A Alta Sacerdotisa conduzindo, numa dança rápida, pulando, cantando.
“ Ó não conte ao padre da nossa arte.Ou de pecado poderá chamar.Pois estaremos na floresta toda a noite,Do verão a vinda invocando.
E boas novas, de boca traremos,Para as mulheres, o gado, o cereal:Está o sol no sul aparecendo,Com carvalho, freixo, espinheiro e tal”.
A dança do encontro se possível.
Formar o Círculo como usual, e purificação.
A Alta Sacerdotisa assume a posição da Deusa. Todos os bruxos lhe dão o Beijo Quíntuplo.Ela purifica a todos.
A Alta Sacerdotisa assume a posição da Deusa novamente.
O Mago invoca a descida da Lua:
“Eu te invoco e chamo, Poderosa Mãe de todos nós, aquela que traz toda a fertilidade, pela semente e pela raiz, pelo talo e pelo botão, pela folha e flor e fruto, pela vida e pelo amor, eu te invoco para que desças sobre o corpo de tua serva e Sacerdotisa”.
O Mago dá o Beijo Quíntuplo na Alta Sacerdotisa.
Todos devem ser purificados em sacrifício diante dela, e ela purificará o Mago e os outros com suas próprias mãos.
Pães e vinho.
Grande Rito, se possível.
Jogos.
Despedidas dos Guardiões, fechamento do Círculo; as pessoas então permanecem para festejar e dançar.
• Beltaine, 31 de outubro no hemisfério sul.

Solstício de Verão. *
Formar o Círculo. Invocação, purificação. O Caldeirão é colocado diante do altar cheio de água, com flores de verão entrelaçadas. As pessoas, homens e mulheres alternadamente, se colocam de pé formando um círculo.A Alta Sacerdotisa se posiciona no norte, diante do Caldeirão, segurando o bastão erguido, o qual deverá ser Fálico ou Ter na ponta uma pinha (antigamente o Thyrso), ou um cajado de viagem ou uma vassoura. Ela invoca o sol:
“Grande do Céu, Poder do Sol, nós te invocamos em teus antigos nomes, Michael, Balin, Arthur, Lugh, Herne. Volte outra vez, como antes, para a tua terra. Levante tua lança brilhante para nos proteger. Ponha em retirada os poderes da escuridão, dê-nos florestas verdes e campos férteis, pomares floridos e milho maduro. Traga-nos até a tua colina de visão e mostre-nos o caminho do amoroso reino dos deuses”.
A Alta Sacerdotisa desenha o pantáculo de invocação sobre o Mago com o bastão.O Mago se adianta e pega o bastão com um beijo, mergulha-o no Caldeirão e em seguida segura-o bem alto, dizendo:
“O chuço ao Caldeirão, a lança para o Graal, o espírito para a carne, o homem para a mulher, o sol para a terra”.
Ele saúda a Alta Sacerdotisa sobre o Caldeirão, reunindo as pessoas, gentilmente tocando-as com o bastão.
A Alta Sacerdotisa pega o aspergilo, para ao lado do Caldeirão, dizendo:
“Dancem em volta do Caldeirão de Cerridwen a Deusa, e sejam abençoados com o contato desta água consagrada, do mesmo modo como o Sol, o Senhor da Luz, alcançou sua força no signo daságuas da vida”.
As pessoas dançam no sentido do sol, em volta do altar e do Caldeirão, conduzidos pelo Mago segurando o bastão. A Alta Sacerdotisa borrifa-os à medida que passam por ela.
Ritual dos pães e vinho.
Algumas outras danças, ritos ou jogos conforme a Sacerdotisa e as pessoas desejarem.
• Litha, 22 de dezembro no hemisfério sul.

Festa de Agosto. *
Se possível, cavalgar bastões, vassouras, etc.
Dança do encontro se possível.
Formar o Círculo.Purificação.
A Alta Sacerdotisa assume a posição de pantáculo.O Mago invoca:
“Poderosa Mãe de todos nós, Mãe de toda a fertilidade, dê-nos o fruto e o grão, rebanhos e manadas e crianças para a tribo, para que sejamos poderosos, por teu róseo amor, possas tu descer sobre tua serva e Sacerdotisa (nome)”.
O Mago dá o Beijo Quíntuplo na Alta Sacerdotisa.
Jogo da vela: Sentados, os homens formam um círculo, passando uma vela acesa de mão em mão em deosil. As mulheres formam um círculo por fora, tentando apagá-la por cima dos seus ombros. Aquele que tiver a vela apagada em suas mãos será purificado três vezes por aquela que a apagar, dando os cinco beijos em retribuição. Esse jogo pode se estender até quando as pessoas quiserem.
Pães e vinho.
Outros jogos que se desejar.
Despedidas dos Guardiões, fechamento do Círculo mágico; as pessoas permanecerão para festejar e dançar.
• Lughnasadh, 30 de janeiro no hemisfério sul.

Equinócio de Outono. *
O altar deverá ser decorado com símbolos de outono, pinhas, cereais, espigas de milho, ramos de carvalho, e deverá haver fogo ou incenso queimando nele como de costume.Depois da purificação usual, as pessoas formarão um círculo, homens e mulheres alternadamente. O Mago à oeste do altar, na posição do Deus.A Alta Sacerdotisa, de pé à leste do altar, olhando para ele, lerá o encantamento:
“Adeus, ó Sol, luz que sempre retorna. O deus oculto que sempre persiste. Ele partiu para a Terra da Juventude, através dos portões da morte, para habitar entronizado, o juiz dos deuses e homens. O condutor cornífero das hostes do Ar. Agora, de pé em torno do Círculo, saudamos as formas dos Poderosos Senhores do Espaço Exterior. Ele que habita, o senhor dentro de nós mesmos. Assim ele reside no interior da semente secreta, a semente do grão recém-colhido, a semente da carne, oculta na terra, a maravilhosa semente das estrelas. Nele está a vida, e a vida é a Luz dos homens, que nunca nasceu e nunca morre. Portanto a Wicca não chora, mas se rejubila”.
A Alta sacerdotisa vai até o Mago e lhe dá um beijo. Ele deposita de lado o Athame e o açoite, beijando-ª A Alta sacerdotisa entrega a ele o bastão, que pode ser Fálico, ou um galho em cuja extremidade há um cone de pinheiro (antigamente o Thyrso), ou um cajado de viagem, ou uma vassoura. Eles lideram a dança, ela com o sistro ou chocalho, ele com o bastão, as pessoas seguindo atrás deles, dançando três vezes em volta do altar.
Então o jogo da vela é realizadoPães e vinho. Grande Rito se possível.Danças e jogos.
• Mabon, 21 de março no hemisfério sul.

Festa de Novembro. *
Andar ou dançar lentamente, o Mago conduzindo a Alta Sacerdotisa, ambos levando o bastão Fálico ou vassoura, as pessoas com tochas ou velas.
Canto das Bruxas ou Runa:
“Eko, eko, Azarak,Eko, eko, Zomelak.Bagabi lacha bachabeLamac cahi achababeKarrelyos.Lamac lamac bachalyas,Cabahagy sabalyos Baryolos.Lagoz atha cabyolasSamahac atha famolas,Harrahya !”
Formar o Círculo.A Alta Sacerdotisa assume a posição da Deusa.
O Mago dá o Beijo Quíntuplo na Sacerdotisa e é açoitado.Todos são purificados (ou seja, amarrados e açoitados com quarenta golpes, como nos ritos de iniciação).
O Mago assume a posição do Deus.A Alta Sacerdotisa faz a invocação com o Athame:
“Terrível Senhor das sombras, deus da vida e doador da vida. O conhecimento de ti é o conhecimento da morte. Abra, eu te imploro, teus portões através dos quais todos passaremos. Deixe nossos amados que partiram antes, retornarem esta noite para se encontrarem conosco. E quando nosso tempo vier, como chegará, ó tu o confortador, o consolador, doador da paz e do descanso, nós entraremos em teus domínios alegremente e sem medo, sabendo que descansaremos e nos revigoraremos entre nossos amados, para renascermos novamente pela tua graça e a graça da Grande Mãe. Permita-nos voltar no mesmo lugar e no mesmo tempo com os nossos amados, e que possamos encontrá-los, reconhecê-los e amá-los outra vez. Desce, nós te suplicamos, sobre teu servo e Sacerdote (nome)”.
A Alta Sacerdotisa dá o Beijo Quíntuplo no Mago.
Iniciações, se houver. Todos os outros são purificados.
Nota: os casais podem purificar-se uns aos outros, se desejarem.
Pães e vinho.
O Grande Rito se possível, simbólico ou verdadeiro.
Despedida (dos Guardiões e fechamento do Círculo mágico; as pessoas então ficam para a festa e a dança).
• Samhain, 30 de abril no hemisfério sul.

Solstício de Inverno. *
Formar o Círculo da maneira usual, invocando os Poderosos.O Caldeirão de Cerridwen é colocado no Círculo ao sul, coroado com azevinho, hera e visco, com fogo aceso dentro dele. Não deverá haver nenhuma outra luz, exceto a das velas sobre o altar e em volta do Círculo.Após todos terem sido purificados, a Lua deve ser trazida para baixo.Então a Alta Sacerdotisa se coloca atrás do Caldeirão na posição de pantáculo, simbolizando o renascimento do sol. As pessoas, homens e mulheres alternadamente, colocam-se em volta do Círculo. O Mago se posiciona virado para a Alta Sacerdotisa com uma tocha ou vela acesa, e o livro das palavras de encantamento. Um dos oficiantes fica ao seu lado com uma vela acesa, para que ele possa ter luz para ler.As pessoas iniciam um movimento lento em volta do Círculo na direção do sol.Cada um que passa pelo Mago, acende sua vela ou tocha no fogo do Caldeirão, que pode ser simplesmente uma vela, até que todos tenham acendido as velas ou tochas.Então as pessoas dançam em círculo lentamente, com ele lendo o encantamento (um fogo real deve ser aceso no Caldeirão).
“Rainha da Lua, rainha do Sol,Rainha dos Céus, Rainha das Estrelas,Rainha das Águas, rainha da Terra.Traga-nos a criança da promessa:
É a Grande Mãe que dá nascimento a ele,Ele é o Senhor da Vida, que nasceu novamente,Escuridão e lágrimas ficaram para trás,E a estrela da orientação levanta-se cedo.
Sol dourado da colina e montanha,Ilumina a terra, ilumina o mundo,Ilumina os mares, ilumina os rios,A aflição foi derrubada e a alegria renasceu.
Abençoada seja a Grande Mãe,Sem início, sem fim,Para sempre e eternamente,I.O. Evohé, Abençoada seja !”
A dança começa devagar, no ritmo do canto, todos gritando “I.O. Abençoada seja !” A Sacerdotisa junta-se à dança e lidera num ritmo mais rápido.O Caldeirão com o fogo aceso será empurrado para que os dançarinos pulem sobre ele, em casais. Qualquer casal que for pulá-lo e o fogo apagar, deverá ser bem purificado, três vezes cada um, e pode pagar alguma pena, de acordo com o que a Alta Sacerdotisa ordenar.Algumas vezes, o Caldeirão é re-aceso várias vezes por essa razão.

Nenhum comentário: