INICIO

MELHOR MANEIRA DE GANHAR DINHEIRO ONLINE, FAÇA COMO EU, NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

segunda-feira, 28 de julho de 2008

PROTESTANTISMO

INTRODUÇÃO

Protestantismo, uma das três principais divisões religiosas da cristandade, junto com a Igreja Católica e a Ortodoxa. Começou, no século XVI, como um movimento reformista da Igreja cristã ocidental e culminou na Reforma protestante, separando as Igrejas reformadas da católica. Seu objetivo era restaurar a verdadeira fé cristã.
As quatro principais igrejas protestantes que emergiram da Reforma são:
– luterana, conhecida como evangélica na Europa continental
– calvinista ou reformada
– anabatista
– anglicana
Todas estas igrejas rejeitam a autoridade do papa e enfatizam a importância da Bíblia e da fé individual.
2 HISTÓRIA
A publicação das 95 Teses de Martinho Lutero, em 1517, marca o começo da Reforma. Em princípio, Martinho Lutero atacou a venda indiscriminada de indulgências para financiar a construção da basílica de São Pedro, em Roma, e queria realizar reformas ideológicas dentro da Igreja. Mas deparou-se com forte oposição. Recusando-se a rever suas posições, Lutero negou a autoridade de Roma e foi excomungado. Suas idéias se estenderam por toda a Alemanha e, em seguida, pela Europa.
Alguns anos depois, surgiu um movimento reformista mais radical em Zurique, na Suíça, dirigido pelo pastor suíço Ulrich Zwingli (1484-1531). O reformista dominante da geração posterior foi João Calvino (1509-1564). Suas idéias eram menos radicais que as de Zwingli, mas favoreciam um severo sistema político que unisse o Estado e a Igreja com o propósito de manter a moral e a doutrina corretas.
A Igreja Anglicana, no reinado de Eduardo VI e Isabel I, chegou a se tornar uma instituição protestante, conforme foi definido nos Trinta e nove Artigos.
No século XVII, foi definida a ortodoxia protestante, enfatizando a autoridade da Bíblia e uma lógica religiosa mais rigorosa. Em 1670, surgiu, na Alemanha, o pietismo como resposta ao intelectualismo protestante. A influência do pensamento científico e do Iluminismo na teologia protestante se refletiu no racionalismo, uma tendência que surgiu entre os séculos XVII e XVIII. Sua expressão mais pura foi o Deísmo. Outra forma de racionalismo protestante do século XVIII foi o Unitarismo.
A reação contra as tendências intelectuais e formalizantes do protestantismo continuou durante o século XVIII com a aparição de vários movimentos que apelavam para as emoções da experiência religiosa. Na Inglaterra, esta reação adotou o nome de Metodismo e, nas colônias americanas, Evangelismo.
Durante o século XIX, o protestantismo transformou-se em movimento mundial como resultado de intensa atividade missionária. Além disto, tornou-se cada vez mais variado à medida que surgiam novas seitas e tendências religiosas, como as do teólogo protestante alemão Friedrich Schleiermacher ou o conservador movimento de Oxford.
O século XX produziu duas reações contra o liberalismo teológico. Uma foi o Fundamentalismo, movimento evangélico que se baseava na infalibilidade da Bíblia. A outra, a Teologia da Crise, ligada ao teólogo suíço Karl Barth (1886-1968).
Um fator importante foi a aparição do Movimento Ecumênico que favoreceu a união de muitas igrejas protestantes e levou à formação do Concílio Mundial de Igrejas (1948). Foram estabelecidos diálogos com a Igreja Católica, Ortodoxa e com outras crenças não-cristãs.
3 CRENÇAS E PRÁTICAS
A maioria das igrejas protestantes conservou as doutrinas das tradições católica e ortodoxa, como a Trindade, a expiação, a ressurreição de Cristo, a autoridade da Bíblia e o caráter sacramental do batismo.
Lutero acreditava que a salvação não dependia do esforço humano mas, sim, da graça outorgada por Deus. Os protestantes consideram a Bíblia a única fonte essencial de ensinamentos e rejeitam a postura católica que outorga ao papa a autoridade máxima em questões relacionadas à fé e à moral.
Os líderes da Reforma reagiram contra a instituição católica do sacerdócio exaltando o “sacerdócio de todos os crentes”. Apesar disto, a maioria dos movimentos protestantes possui ministros institucionalizados.
Em comparação com a missa católica e a liturgia ortodoxa, o culto protestante é mais simples e se concentra no sermão. As tradições protestantes reduziram o número de sacramentos a dois: batismo e matrimônio.

Nenhum comentário: